Mudou o algoritmo do Face? Calma, isso pode ser ótimo para sua marca

Há pouco mais de 10 dias, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou uma mudança no algoritmo do Facebook: a partir de 2018, a rede social vai priorizar a exibição, nas timelines de cada um de nós, de posts de amigos e parentes, o que na prática significa menor visibilidade aos conteúdos publicados em fanpages por empresas e celebridades. De acordo com Zuckerberg, o objetivo seria fortalecer a “interação significativa” entre amigos e familiares. Desde então, o anúncio tem tirado o sono de social medias, profissionais de marketing e qualquer pessoa que tenha um negócio e use a plataforma para divulgação dos produtos e serviços de sua marca. Mas será que a notícia é tão ruim assim? Creio que não. Pelo contrário. A polêmica alteração no algoritmo pode ser ótima para a sua marca!

Antes de eu seguir adiante para explicar por que essa mudança pode ser muito positiva para sua marca empresarial ou pessoal – principalmente se você é, assim como eu, o tipo de pessoa que costuma ver oportunidades em qualquer mudança de cenário –, é fundamental lembrar que o Facebook é um negócio que tem como principal fonte de renda a comercialização de espaços de divulgação, como qualquer empresa de mídia. E como qualquer empresa, o Facebook tem o direito de alterar a forma como atua no mercado quando bem entender. Se isso vai ser bom ou ruim para o Facebook, só o tempo dirá. E se você – leia-se sua marca – é cliente do Facebook e não gostou da tal mudança do algoritmo, também tem todo o direito de não consumir mais o serviço oferecido pela empresa. Simples assim. A escolha é sua.

Dito isso, lamento informar que o primeiro impacto da mudança do algoritmo é que provavelmente sua marca terá de investir mais – e melhor – daqui pra frente. Para aparecer mais nas timelines do seu público-alvo, sua marca terá de pagar mais (ou com mais frequência, dependendo da sua estratégia de marketing). O propósito de Zuckerberg de fortalecer a “interação significativa” de amigos e familiares pode ser muito nobre, mas o fato é que a mudança no algoritmo vai pesar mais no bolso das empresas clientes/usuárias da rede social.

No entanto, prefiro ver o copo meio cheio, e não o copo meio vazio, nessa situação específica. Também há o lado bom dessa história. A polêmica mudança de algoritmo do Facebook vai obrigar uma mudança de postura das marcas. Se quiserem aparecer mais nas timelines sem ter que pagar por isso, terão de sair da zona de conforto. Terão de ser mais criativas em suas estratégias de marketing. E quando você sai da zona de conforto, geralmente conquista bons resultados em questão de tempo. Mas como aproveitar a mudança no algoritmo do Facebook para potencializar a estratégia de marketing da sua marca e obter bons resultados? Eu dou algumas sugestões abaixo. Vamos lá!

Produza mais vídeos
Em 2017, a publicação de lives (vídeos ao vivo) e de vídeos gravados já era uma forte tendência no Facebook – as lives, por exemplo, geram uma audiência quatro vezes maior do que um post comum, além de 10 vezes mais comentários (são dados de 2017 do próprio Facebook). Portanto, a mudança no algoritmo é o empurrão que faltava para sua empresa produzir mais vídeos para serem publicados diretamente no Facebook em 2018! Se as lives e os vídeos engajam mais, por que não utilizar mais esses formatos justamente agora que sua marca precisa aparecer mais nas timelines? Pense nisso.

Invista fortemente em conteúdo relevante
O Facebook reduziu a visibilidade da sua marca? É hora de apostar ainda mais em marketing de conteúdo. Entregue mais conteúdo relevante sobre sua marca, produtos ou serviços, um conteúdo que faça a diferença na vida do seu cliente. Além de publicar mais lives e vídeos, você pode aproveitar a sua fanpage no Facebook para divulgar o post mais recente do seu blog ou convidar seus seguidores a assinarem sua nova newsletter, apenas para citar dois exemplos. Se você entregar conteúdo de qualidade para o seu cliente com alguma frequência, vai engajá-lo e ele não irá abandoná-lo – mesmo que o Facebook tenha anunciado a redução da visibilidade das postagens não-pagas de empresas.

Diversifique suas redes sociais
Rede social não é só Facebook. Se vai ficar mais caro e difícil aparecer na timeline do seu cliente/potencial cliente no Facebook, invista também em outras redes sociais. Instagram, Twitter e LinkedIn são ótimas alternativas para divulgação da sua marca, produtos e serviços. Em alguns casos, dependendo do que você vende e para quem vende, pode ser muito mais interessante e vantajoso apostar suas fichas no Instagram ou no LinkedIn do que no Facebook.

Construa e use sua base de leads
E se o Facebook deixasse de existir amanhã e você perdesse, de uma hora para outra, todos os seus 50 mil seguidores? Isso é apenas um exercício de imaginação, mas que serve para reforçar a importância de você ter uma base real de leads – aqueles potenciais clientes que visitaram seu site ou landing page e deixaram lá os seus e-mails e números de WhatsApp. Daí a importância de você criar conteúdo para o seu site, blog, newsletter, lista no WhatsApp ou qualquer outro canal que não seja uma rede social. Se você quer depender menos do Facebook para gerar novos negócios, use aquele que provavelmente é o seu maior ativo de marketing digital: o seu mailing.

Utilize outra ferramenta do próprio Facebook
Ok, se você faz questão de usar o Facebook como principal ferramenta de marketing digital para atrair clientes, segue uma última dica: você pode criar grupos dentro do próprio Facebook. É uma boa forma de divulgar conteúdo relevante sobre sua marca, gerar tráfego para sua fanpage e se relacionar com seus clientes e prospects, desde que você já tenha um público fiel e engajado para atrair para esse novo grupo no Facebook.

Seja qual for o caminho que você for escolher, tenha em mente que não é apenas uma mudança de algoritmo do Facebook que vai determinar a relevância da sua marca no mercado ou a força do seu pipeline de vendas daqui pra frente – ops, se a sua marca depende só de uma rede social para sobreviver, é hora de repensar suas estratégias!

A mudança do algoritmo do Facebook não é o fim do mundo. Muita calma nessa hora. O que vai mesmo definir o destino da sua empresa é o algoritmo da vida real: o valor que o cliente percebe em sua marca. Se você se relacionar bem com o seu cliente, fornecer informações relevantes sobre sua marca a ele e entregar o que prometeu, provavelmente terá sucesso nas suas vendas. Seja qual for o canal que você usa para interagir com o seu cliente.

Boas vendas!

12 thoughts on “Mudou o algoritmo do Face? Calma, isso pode ser ótimo para sua marca”

  1. tits tits tits says:

    hMB6qV This blog was how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Thank you!

  2. yopute momde says:

    j081KR I’а†ll right away grab your rss as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Please allow me know in order that I may just subscribe. Thanks.

  3. suba buba says:

    f8SSuw It as really very complex in this active life to listen news on Television, thus

  4. tits tits tits says:

    8xsROO I really liked your blog article.Really looking forward to read more. Great.

  5. suba buba says:

    vuSMbj Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your web site is great, let alone the content!. Thanks For Your article about sex.

  6. tits tits tits says:

    85vwjJ What as up, is it rite to just study from publications not to pay a quick visit world wide web for hottest updates, what you say friends?

  7. pron best says:

    Q42p5K When some one searches for his vital thing, therefore he/she wishes to be available that in detail, therefore that thing is maintained over here.

  8. fake view says:

    KikWng I was suggested this web site by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my trouble. You are incredible! Thanks!

  9. tits tits tits says:

    OUe8Fc This site was how do I say it? Relevant!! Finally I have found something which helped me. Many thanks!

  10. suba buba says:

    uVzOmW Major thanks for the post.Thanks Again. Much obliged.

  11. tits tits tits says:

    7KApOk Very nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I ave truly enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  12. tits tits tits says:

    EbppKG You, my pal, ROCK! I found exactly the information I already searched everywhere and simply couldn at find it. What an ideal web-site.

Leave a Reply