Quatro motivos para sua empresa investir em treinamentos In Company

Você já treinou sua equipe em 2018? Já está planejando sua convenção de vendas de fim de ano? Ainda não? Então é bom se apressar. Nos próximos dias, chegaremos ao mês de setembro (!) e daí até o fim do ano tudo passa muito rápido. Muito rápido mesmo. Quando você se der conta, já é Natal e 2018 estará chegando ao fim.

Se você é gestor aí na sua empresa, principalmente das áreas de Marketing, Vendas, Educação Corporativa ou Recursos Humanos, e ainda não sabe se vale a pena investir em um treinamento In Company – aquele em que você contrata um profissional especializado em uma determinada área para ir até a sua empresa capacitar toda sua equipe de uma só vez –, este artigo é para você.

Nos últimos 20 meses, por meio da minha empresa, a KEEP CALM – Marketing Estratégico, realizei mais de 40 cursos e palestras de marketing, gestão de redes sociais, vendas, marketing pessoal e empreendedorismo em 38 cidades do Brasil, incluindo capitais como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Pelo menos metade desses treinamentos ocorreram dentro de empresas e entidades de classe, como associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas, que me contrataram para capacitar suas equipes ou associados. Após realizar esses treinamentos, via de regra recebo retornos positivos de clientes que fazem questão de enfatizar como “valeu a pena” ter apostado em um curso In Company. Abaixo, confira QUATRO motivos para sua empresa ou entidade de classe investir em capacitações desse tipo.

1 – Você precisa atualizar e capacitar sua equipe

Na Era Digital em que vivemos, o mundo está mudando muito rápido. Redes sociais, aplicativos, inteligência artificial, moedas digitais… são tantas coisas surgindo todos os dias e rapidamente que, quando você percebe, aquilo que o seu colaborador aprendeu na faculdade ou naquele curso de extensão realizado apenas dois anos atrás provavelmente já está obsoleto.

Áreas como marketing, vendas e relacionamento com o cliente, por exemplo, mudaram bastante nos últimos cinco anos. Portanto, você precisa atualizar a sua equipe constantemente. Um curso In Company de quatro, oito ou até mesmo dezesseis horas pode ser o melhor caminho para esse rápido “upgrade” do seu time.

Além disso, nunca é demais lembrar que colaboradores mais capacitados provavelmente vão produzir mais e melhor para sua empresa. Uma equipe mais qualificada tem muito mais possibilidades de colocar sua empresa à frente da concorrência. O resultado provável será a geração de mais negócios.

2 – Você precisa dar uma injeção de motivação na sua equipe

Sua equipe de marketing ou vendas entrou no “piloto automático”? Parece não ter mais criatividade ou disposição para atrair novos clientes ou vender mais? Provavelmente ela precisa de um “sacudão”, uma injeção de motivação que um bom curso ou palestra pode proporcionar.

Ao convidar um especialista em determinada área para promover um treinamento ou curso para sua equipe, sua empresa também está trazendo outras experiências, conteúdos, conhecimentos, ou seja, um “olhar de fora”, algo que costuma tirar as pessoas da famosa “zona de conforto” – acredite, cedo ou tarde todos os times entram na tal “zona de conforto” e precisam de um “sacudão” para continuarem produtivos.

3 – Você precisa integrar a sua equipe

Outro ponto extremamente positivo em promover um treinamento In Company é a chance concreta de integrar sua equipe ou mesmo diferentes equipes de uma mesma empresa. É fato que o dia a dia atribulado de qualquer empresa, no qual todos têm múltiplas tarefas a serem cumpridas, acaba muitas vezes dificultando a integração dos colaboradores.

Em empresas de médio porte, com mais de 200 profissionais, os colaboradores acabam participando de atividades de integração apenas em ocasiões especiais, como aniversários (da empresa ou de colaboradores) ou festas de fim de ano. Palestras, cursos e workshops são boas oportunidades de promover integração dentro das equipes e entre as equipes. Se você trabalha na área de Recursos Humanos, obviamente sabe que a integração de colaboradores também é ótima para melhorar o clima de uma empresa, um fator decisivo hoje para atrair os melhores profissionais.

4 – Sua empresa vai gastar menos!

Se nenhum dos motivos acima foi suficiente para convencê-lo de que é uma boa ideia investir em um curso In Company, eu vou dar mais um motivo a você: é mais barato!

Ao promover um treinamento na sua sede, uma empresa provavelmente terá um custo, no mínimo, 50% menor do que teria se enviasse um ou mais colaboradores para fazer um curso em outra cidade, especialmente se esse treinamento for em algum grande centro do país. Custos com passagens aéreas, transporte terrestre, hotel e alimentação acabam, muitas vezes, tornando muito cara ou mesmo inviabilizando a capacitação de mais de um colaborador (ou até mesmo de um só).

Ao fazer o caminho inverso, ou seja, contratar um profissional especializado para realizar um curso dentro da sua empresa, você certamente terá um custo muito menor, além de poder capacitar um número muito maior de colaboradores.

Eu falo por experiência própria. Recentemente, realizei um curso In Company para 30 pessoas. Ao final do treinamento, o gestor de RH da empresa veio agradecer e elogiar o curso e afirmou: seria impossível capacitar tantos colaboradores se o curso fosse realizado fora da empresa, em outra cidade.

Com este artigo, espero ter ajudado você a tomar uma boa decisão sobre a próxima qualificação da sua equipe!

Stefan Ligocki é estrategista de marketing. Atua como consultor, palestrante e professor de cursos nas áreas de marketing digital e de conteúdo, vendas, gestão da marca pessoal, empreendedorismo e estratégia de marketing. Desde 2017, realizou mais de 40 cursos e palestras em 38 cidades do Brasil. É diretor da KEEP CALM – Marketing Estratégico, empresa de educação corporativa, consultoria e assessoria nas áreas de marketing (empresarial e pessoal), vendas e empreendedorismo. Publica artigos no LinkedIn sobre marketing, vendas, gestão da marca pessoal carreira e empreendedorismo na era digital. É pós-graduado em Marketing Estratégico pela ESPM e em Gestão Empresarial pela FGV. Em 19 anos de carreira, desenvolveu projetos de marketing e comunicação para marcas relevantes como Wal-Mart, Grupo Hospitalar Mãe de Deus, Aberje, Vonpar e Grupo RBS, entre outras.

Para contratar palestras, cursos ou consultorias, envie um e-mail para stefan@keepcalmconsultoria.com.br

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7 thoughts on “Quatro motivos para sua empresa investir em treinamentos In Company”

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