Blog

blog-estrategia-mkt-53

 

By Stefan Ligocki / 17/10/2018

Como criar oportunidades de carreira e de negócios? Use o relacionamento

Esqueça inbound marketing, growth hacking e outras estratégias de marketing e vendas com nomes pomposos em Inglês que viraram moda nos últimos anos. Não me entenda mal: sou um entusiasta do marketing digital e das redes sociais, trabalho exatamente com isso na minha empresa de educação corporativa, consultoria e assessoria na área de marketing e vendas, a KEEP CALM – Marketing Estratégico. No entanto, estou cada vez mais convencido de que, em plena Era Digital – no qual a atenção é o ativo mais importante –, a melhor estratégia de marketing para atrair novos clientes ou criar novas oportunidades de carreira também é a mais antiga de todas: o relacionamento.

Read More
By Stefan Ligocki / 02/09/2018

Quatro motivos para sua empresa investir em treinamentos In Company

Você já treinou sua equipe em 2018? Já está planejando sua convenção de vendas de fim de ano? Ainda não? Então é bom se apressar. Nos próximos dias, chegaremos ao mês de setembro (!) e daí até o fim do ano tudo passa muito rápido. Muito rápido mesmo. Quando você se der conta, já é Natal e 2018 estará chegando ao fim. Se você é gestor aí na sua empresa, principalmente das áreas de Marketing, Vendas, Educação Corporativa ou Recursos Humanos, e ainda não sabe se vale a pena investir em um treinamento In Company – aquele em que você contrata um profissional especializado em uma determinada área para ir até a sua empresa capacitar toda sua equipe de uma só vez –, este artigo é para você.

Read More
By Stefan Ligocki / 09/08/2018

Apertem os cintos, o emprego sumiu: por que isso pode ser ótimo para você

É preciso encarar os fatos: o mundo mudou tanto nos últimos 10 anos que o conceito de trabalho jamais será como antes. O clássico “emprego CLT”, aquele no qual você trabalha para uma só empresa por vários anos seguidos, oito horas por dia, com carteira assinada, 13º salário e férias está com os dias contados, principalmente no Brasil.

Read More
By Stefan Ligocki / 05/07/2018

A estratégia da sua marca inclui influenciadores digitais? Cuidado: pode ser um tiro no pé

Um tuíte absolutamente infeliz de um youtuber no último final de semana, durante a transmissão da partida entre França X Argentina, válida pela Copa do Mundo da Rússia, escancarou uma verdade inconveniente que grandes marcas ainda não aprenderam a lidar: usar um influenciador digital para vender produtos ou serviços pode ser tão lucrativo quando arriscado.

Read More
By Stefan Ligocki / 05/07/2018

O que o vídeo machista da Copa tem a ver com marca pessoal na Era Digital

A cena correu o mundo rapidamente em redes sociais, aplicativos de mensagens e meios de comunicação. Animados com a Copa do Mundo e alterados por conta da ingestão de bebidas alcoólicas, um grupo de brasileiros perde a noção do bom senso, cerca uma moça russa e pede que ela repita uma frase machista de muito mau gosto.

Read More
By Stefan Ligocki / 06/05/2018

Como melhorei a minha produtividade depois de focar em uma única coisa

Redes sociais, e-mails, grupos de WhatsApp, internet, aplicativos de celular... A vida moderna está repleta de coisas que, num piscar de olhos, podem roubar a nossa atenção. Se por um lado as novas tecnologias facilitaram a comunicação e o acesso à informação, por outro tornaram o nosso tempo ainda mais escasso e dificultaram a tomada de decisão sobre quais são as nossas verdadeiras prioridades.

Read More
By Stefan Ligocki / 14/02/2018

Feito é melhor que perfeito. Portanto, vai lá e faz!

O Carnaval 2018 acabou e agora podemos afirmar que o ano vai finalmente começar. É hora de colocar em prática, de uma vez por todas, as resoluções de Ano Novo que estão naquela lista que você fez lá no fim de 2017. Lembra dela? O problema é começar. É aí que muitos projetos pessoais ou profissionais acabam não saindo do papel, do computador ou mesmo da sua cabeça. E uma das principais razões para ficarmos adiando a realização de um projeto é encontrar o tal “cenário perfeito”: enquanto aquela ideia não estiver redondinha, perfeita, não a colocamos em prática de jeito nenhum. Pois saiba que feito é melhor que perfeito. Eu vou te explicar por quê.

Read More
By Stefan Ligocki / 24/01/2018

Mudou o algoritmo do Face? Calma, isso pode ser ótimo para sua marca

Há pouco mais de 10 dias, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou uma mudança no algoritmo do Facebook: a partir de 2018, a rede social vai priorizar a exibição, nas timelines de cada um de nós, de posts de amigos e parentes, o que na prática significa menor visibilidade aos conteúdos publicados em fanpages por empresas e celebridades. De acordo com Zuckerberg, o objetivo seria fortalecer a “interação significativa” entre amigos e familiares. Desde então, o anúncio tem tirado o sono de social medias, profissionais de marketing e qualquer pessoa que tenha um negócio e use a plataforma para divulgação dos produtos e serviços de sua marca. Mas será que a notícia é tão ruim assim? Creio que não. Pelo contrário. A polêmica alteração no algoritmo pode ser ótima para a sua marca!

Read More
By Stefan Ligocki / 21/12/2017

8 séries com dicas de marketing, carreira e negócios para você maratonar neste fim de ano

Reta final de 2017 se aproximando e você já está enxergando no horizonte a próxima semana, exatamente aquela semana entre o Natal e o Ano Novo em que pouca coisa acontece no planeta Terra – a não ser as festas de fim de ano, é claro. Pois na semana que vem provavelmente você vai: 1 – Estar de férias coletivas porque sua empresa entrou em recesso de fim de ano; 2 – Ficar na sua cidade trabalhando porque sua empresa irá funcionar normalmente neste período de fim de ano – mas ainda assim você terá dois feriadões de três dias pela frente, lembre-se disso; 3 – Continuar curtindo suas férias: neste ano você se programou com antecedência para sair em dezembro! Seja qual for a alternativa em que você está encaixado aí acima, que tal aproveitar este período de fim de ano para “maratonar” alguma boa série, que ainda vai te fornecer preciosos ensinamentos e ótimos insights de marketing, carreira e negócios?

Read More
By Stefan Ligocki / 07/12/2017

6 dicas preciosas para você turbinar a sua imagem pessoal em 2018

Cá estamos na última folhinha do calendário de 2017. O ano passou voando – como de costume – e a nova temporada está logo ali. Hora de fazer planos e estipular metas para 2018. Que tal você incluir “fortalecer a minha imagem pessoal” como uma de suas principais metas para o próximo ano?

Read More
By Stefan Ligocki / 30/10/2017

Do casal gay ao papel higiênico preto: como gerenciar riscos na era do mimimi

Alguns dias atrás, a jornalista Fátima Bernardes publicou uma foto em seu perfil pessoal no Instagram na qual festejava uma festa-surpresa realizada por familiares e amigos após ter retornado de férias. Pronto. Foi o suficiente para a “turma do mimimi” fazer barulho nas redes sociais porque a selfie de Fátima com os seus familiares e amigos supostamente não mostrava diversidade. Parte dos seguidores da apresentadora reclamou que a foto não apresentava negros, gays, trans, gordos... A crítica surreal à qual Fátima foi submetida dá uma boa medida do atual momento em que vivemos, no qual patrulhas da internet interpretam – e julgam – qualquer coisa da forma como lhes convêm. E, via de regra, costumam ver chifre em cabeça de cavalo em qualquer situação.

Read More
By Stefan Ligocki / 12/10/2017

Porque é fundamental escutar o seu cliente (até quando ele fala mal de você)

Sabe aquela história de que “o cliente sempre tem razão”? Pois é, muita gente concorda com isso, mas também há quem discorde. No fim das contas, pouco importa se você concorda ou não com essa afirmação. O fato é que o cliente é a razão de ser do seu negócio. Em última instância, é o motivo pelo qual a sua marca/empresa existe. Portanto, é seu dever escutá-lo. É mandatório prestar atenção no que ele diz. Sobretudo se você quer que o seu negócio prospere.

Read More
By Stefan Ligocki / 01/08/2017

A importância do “sprint final” em marketing e vendas

Um dos meus principais hobbies é correr. É uma das coisas de que mais gosto de fazer quando não estou trabalhando em uma consultoria ou dando algum curso por aí. Corro na rua, na academia e até mesmo participo de algumas dessas corridas de rua de vez em quando. Se você gosta de corrida assim como eu, sabe que o "sprint final", aquela aceleração pouco antes da chegada, é crucial para quem participa de uma prova de rua e quer conquistar um resultado/tempo melhor. Pois o mesmo vale para marketing e vendas! Aquele último esforço, na última hora, é fundamental para melhorar o seu resultado final. Nesse artigo vou mostrar a você que essa analogia entre corrida e vendas faz muito sentido e por que você deve intensificar os seus esforços de marketing e vendas pouco antes de encerrar um ciclo de vendas.

Read More
By Stefan Ligocki / 27/06/2017

5 erros comuns no LinkedIn – e que você não deve cometer

Antes de mais nada, quero dar os parabéns a você por estar lendo este artigo. É um sinal claro de que você se preocupa com a sua imagem pessoal – e o LinkedIn é a rede social mais apropriada para potencializar a sua marca pessoal, sobretudo se você quer conquistar uma nova posição no mercado, atrair mais clientes ou fechar novos negócios. O objetivo deste artigo é exatamente oferecer algumas dicas importantes para que você, assim como eu, tenha um perfil campeão aqui no Linkedin. Mais do que isso: para que você ganhe relevância nesta que é a maior rede social profissional do mundo e alcance os resultados que você está buscando.

Read More
By Stefan Ligocki / 20/06/2017

Seu concorrente pode vir de onde você menos espera. Sua marca está preparada?

A gigante do e-commerce Amazon anunciou na última sexta-feira que está comprando, por US$ 13,7 bilhões, a Whole Foods, uma grande rede de supermercados dos Estados Unidos focada na venda de produtos naturais e orgânicos. A transação é mais um forte indicativo de que estamos em uma era caraterizada por rápidas mudanças e mercado extremamente dinâmico. Nesse cenário de certa forma frenético e hostil, o seu concorrente pode vir de onde você menos espera.

Read More
By Stefan Ligocki / 07/06/2017

Como Mulher Maravilha comprova a importância da concorrência

Você já assistiu ao filme Mulher Maravilha, em cartaz nos cinemas brasileiros desde o dia 1º de junho? Se ainda não viu, vá ver, principalmente se você gosta de filmes de super-heróis. Além de ser entretenimento da melhor qualidade, Mulher Maravilha é (mais) uma competente adaptação de um personagem emblemático dos quadrinhos para o cinema. Para um profissional da área de marketing como eu, o filme ainda trouxe uma vantagem a mais: saí do cinema com a convicção de como a concorrência é importante – e isso vale para o seu negócio ou para a sua carreira. A concorrência te tira da zona de conforto, te leva a produzir mais, te estimula a ir além, faz com que você apresente a melhor versão de você mesmo. Como eu cheguei a essa conclusão após comer um balde de pipocas dentro de uma sala escura por duas horas? Já explico.

Read More
By Stefan Ligocki / 27/05/2017

Cinco séries com ótimos ensinamentos sobre marketing, carreira e negócios

Eu adoro cinema, mas confesso que me tornei um aficionado por séries nos últimos anos. Por quatro motivos. Primeiro, porque infelizmente o cinema está em uma crise de criatividade há alguns anos e pouca coisa de qualidade vem sendo realmente produzida. Segundo, porque uma série, exatamente pelo seu formato caraterístico de prever temporadas, permite que um enredo e seus personagens sejam muito melhor desenvolvidos do que em um filme, que normalmente tem apenas duas horas.

Read More
By Stefan Ligocki / 16/05/2017

Entenda o que é gestão da marca pessoal e saiba como usá-la em seu favor

Por conta do meu trabalho como consultor de personal branding (gestão da marca pessoal), com frequência as pessoas me perguntam qual é a diferença entre imagem profissional e pessoal, o que é exatamente marketing pessoal e qual a relação entre reputação e marca pessoal, entre outras questões. Com tantas expressões e palavras semelhantes, é natural que haja certa confusão sobre o tema gestão da marca pessoal.

Read More
By Stefan Ligocki / 08/05/2017

Profissional de marketing: o cara que pode fazer a diferença para sua empresa

Hoje é o Dia do Profissional de Marketing. Para quem atua nessa área, como é o meu caso, é uma data especial. Por conta disso, não poderia deixar esse dia passar em branco e resolvi publicar esse texto aqui no blog para celebrar a data. Você é profissional de marketing? Parabéns pelo seu dia e tenha orgulho do seu trabalho! Você nunca foi tão importante para o mercado como no atual momento em que vivemos.

Read More
By Stefan Ligocki / 22/04/2017

Nove verdades e uma mentira sobre marketing de conteúdo

Confesse que você clicou nesse artigo porque você adora uma lista. O ser humano adora uma lista. Amamos receber indicações prontas em formato de listas com “dicas disso” ou “dicas daquilo”. Não é à toa que guias do tipo “1001 Filmes para Ver Antes de Morrer” ou “Os 100 Livros que mais influenciaram a Humanidade” se tornam best-sellers instantâneos. Quem não gosta de uma lista que atire a primeira pedra. Ninguém vai atirar? Foi o que imaginei.

Read More
By Stefan Ligocki / 12/04/2017

Qual o valor de uma boa reputação hoje?

Na era das redes sociais, do excesso de informação e da internet repleta de “fake news”, duas moedas nunca valeram tanto para qualquer marca, seja ela uma marca empresarial ou pessoal, como nos dias de hoje: a atenção e a reputação.

Read More
By Stefan Ligocki / 05/04/2017

Preocupado com seu nível de Inglês? E como está o seu Português?

Não há dúvida de que ter um bom nível de Inglês é muito importante para qualquer profissional que deseja avançar na carreira. Para algumas posições, especialmente cargos de gestão, ter fluência no Inglês é requisito básico. No entanto, ser fluente na Língua Inglesa e não saber escrever e falar direito em Português pode ser um obstáculo para o crescimento profissional. Como consultor na área de gestão estratégica da marca pessoal (personal branding), posso garantir que cometer erros de Português causa péssima impressão no seu interlocutor e provoca estragos em qualquer estratégia de marketing pessoal. Se você está aí muito preocupado com seu nível de Inglês, fica a dica: primeiro cuide do seu Português para não passar vergonha no mercado de trabalho e atrasar o desenvolvimento da sua carreira.

Read More
By Stefan Ligocki / 30/03/2017

O que João Doria nos ensina sobre gestão estratégica da marca pessoal

Se você mora no Brasil, provavelmente já ouviu falar dele nos últimos meses. Sim, estou falando do prefeito de São Paulo (SP), João Doria, o político brasileiro que é um verdadeiro fenômeno de popularidade – não me recordo, desde o surgimento da internet e das redes sociais no Brasil, de algum político brasileiro que tenha chamado a atenção em nível nacional em tão curto espaço de tempo. Antes de dar sequência a esse texto, quero ressaltar um ponto: não vou entrar no mérito das decisões administrativas do prefeito ou julgar se a corrente política que ele representa é boa ou ruim. Não é o meu papel. Como consultor na área de personal branding, vou apenas analisar a notável performance de Doria como gestor da própria marca. Doria não é só um craque do marketing pessoal. Também é um profissional que sabe como poucos gerenciar sua marca pessoal de forma estratégica.

Read More
By Stefan Ligocki / 22/03/2017

Por que “lives” e vídeos são a grande aposta de marketing de conteúdo de 2017

Ontem estive em São Paulo (SP) participando da Conferência Content e Mobile 2017, um seminário muito interessante promovido pela Digitalks sobre tendências de marketing de conteúdo, mobile e social media, entre outros temas ligados ao marketing e ao contexto digital. Gosto muito de participar de eventos porque, além de fazer networking – algo fundamental para qualquer profissional – eles sempre nos trazem bons insights de negócio e/ou de carreira. Até mesmo quando você já conhece um tema ou case apresentado em um evento, sempre surge alguma informação relevante ou alguma abordagem diferente do mesmo assunto que você pode aproveitar para qualificar o seu próprio trabalho. Se uma palestra traz mais detalhes sobre uma nova tendência, melhor ainda. No caso da Conferência Content e Mobile 2017 da Digitalks, o que me chamou a atenção foram alguns dados impressionantes apresentados em pelo menos duas palestras que confirmam uma tendência já evidente na internet e nas redes sociais: “lives” e vídeos são a grande tendência do marketing de conteúdo de 2017. Se a sua marca/empresa ainda não faz esse tipo de conteúdo, está na hora de surfar nessa onda.

Read More
By Stefan Ligocki / 13/03/2017

O que a incrível história do fundador do McDonald’s nos ensina sobre carreira e negócios

No final de semana assisti a Fome de Poder, cinebiografia de Ray Kroc (1902-1984), fundador do McDonald’s, a maior cadeia de restaurantes de fast food do mundo. Trata-se de uma incrível história de um self-made man que vislumbrou uma grande oportunidade de negócio, apostou todas as fichas nela, superou todas as adversidades com muita determinação e persistência e construiu um império que hoje é formado por 35 mil pontos de venda em 119 países. Se você gosta de filmes inspiradores, do tipo que fazem você repensar conceitos e atitudes, vá correndo ao cinema – até porque, lançado em meio a blockbusters como Kong: A ilha da Caveira e Logan, está sendo exibido em poucas salas de cinema e logo sairá de cartaz. Fome de Poder é muito mais do que um interessante registro histórico do nascimento do fast food. É um filme com preciosos ensinamentos sobre carreira e negócios que você deve aplicar na sua vida profissional.

Read More
By Stefan Ligocki / 09/03/2017

Onde começa a promoção da sua marca? Dentro da sua empresa!

Outro dia um amigo empresário me fez uma pergunta interessante: hoje em dia, com todas as ferramentas de marketing disponíveis no mercado, por onde deve começar a promoção de uma marca? Respondi: por onde sempre começou, dentro da sua empresa. “Como assim?”, recebi uma indagação de espanto de volta, como se ele esperasse uma outra resposta nesses tempos de redes sociais, e-mail marketing e outros tantos canais de divulgação de uma marca. Expliquei: a promoção da sua marca começa dentro da sua empresa, ou seja, com os seus colaboradores.

Read More
By Stefan Ligocki / 01/03/2017

PwC, Trivago, Nutella… o que fazer quando a sua marca vira um meme?

A internet e as redes sociais são ambientes com vida própria e muita, muita criatividade, e os memes estão aí para comprovar isso. Basta uma vacilada, uma situação engraçada ou uma frase mal colocada por algum famoso – ou até mesmo por algum anônimo vivendo os seus 15 minutos de fama – e pronto, temos um novo meme. Quando você pensa que já viu de tudo, sempre aparece algo diferente e muito divertido na semana seguinte. Marcas mais antenadas costumam pegar carona nessas piadas que viralizam para tentar se capitalizar, promover algum produto ou apenas gerar buzz. Quem não lembra dos memes “Travolta Confuso” ou “Já Acabou, Jéssica”? Mas quando é a própria marca que vira um meme? O que fazer? É nessa situação que se encontram nesse momento PWC, Trivago e Nutella. Por diferentes motivos, PWC, Trivago e Nutella se transformaram nas maiores piadas da Internet e das redes sociais nas últimas semanas no Brasil e no mundo.

Read More
By Stefan Ligocki / 20/02/2017

O fim do varejo tradicional: como evitar que o e-commerce mate a sua loja física

Em uma entrevista para a revista Business Week, no distante ano de 1999, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, foi questionado sobre como acreditava que o e-commerce poderia impactar o varejo tradicional nos anos seguintes. – Não acredito que as lojas físicas serão capazes de competir no que se refere a preço. E, na minha opinião, essas lojas acabarão tendo de oferecer entretenimento para se tornarem competitivas – sentenciou. Quase 20 anos depois, a resposta aparentemente pedante de Bezos se revelou profética. Com o avanço da internet a partir dos anos 2000, os consumidores mudaram hábitos de consumo e passaram a comprar muito mais no ambiente digital – na maioria das vezes, encontrando produtos com preços menores do que os das lojas físicas, exatamente como Bezos previu.

Read More
By Stefan Ligocki / 03/02/2017

Cuide bem da sua reputação – e dos seus dentes

Há muito tempo, antes da internet e das redes sociais se tornarem parte do nosso cotidiano, o meu velho avô Ruy – com seus mais de 80 anos de vida – me deu um sábio e inusitado conselho que assimilei como um ótimo ensinamento de gestão de marca pessoal. "Na vida, você precisa cuidar muito bem de duas coisas: da sua reputação e dos seus dentes. Se você perde isso, não recupera mais", afirmou, categórico. Sempre lembro desse curioso conselho do meu avô quando acesso as redes sociais e vejo algumas coisas inacreditáveis que as pessoas publicam sobre si mesmas e que colaboram para corroer a própria reputação. É claro que uma prótese dentária pode refazer o seu sorriso, assim como um pedido de desculpas ou uma boa explicação pode começar a reconstruir uma reputação arranhada. Mas por que correr o risco de arruinar sua imagem com a publicação de um post infeliz no Facebook?

Read More
By Stefan Ligocki / 16/01/2017

Sua empresa já é produtora de conteúdo ou apenas compradora de mídia?

O avanço e a consolidação da internet, das redes sociais e da tecnologia mobile na última década viraram de cabeça para baixo a maneira como consumimos informação. Se há 10 anos, lá em 2007 – ano em que a Apple lançou o primeiro Iphone – ainda precisávamos da TV, do rádio ou do jornal impresso para nos atualizarmos ou buscarmos informações mais específicas sobre algum assunto, hoje qualquer pessoa pode encontrar qualquer informação a qualquer momento, bastando apenas dar alguns cliques no seu smartphone.

Read More
By Stefan Ligocki / 01/01/2017

Quer fazer sua marca bombar em 2017? Aposte na diferença

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Provavelmente você já conhece essa frase, atribuída a diferentes autores, que se transformou em uma espécie de mantra no ambiente corporativo. O curioso é que a maioria das marcas faz exatamente o contrário disso, ou seja, costuma agir da mesma forma que os seus concorrentes (ou de forma muito parecida com eles). Quem consegue se diferenciar e fazer com que o cliente perceba essa diferença, cria algo essencial em marketing: valor. Se a marca não consegue se diferenciar, não cria valor e se torna pouco relevante no mercado. Se o valor está na diferença, o que sua marca está fazendo para criar valor neste novo ano? O que você está fazendo para ser relevante, para sua marca bombar em 2017?

Read More
By Stefan Ligocki / 20/12/2016

O que o vídeo pode fazer por sua marca

A revista Exame publicou recentemente em seu website um ranking muito interessante que relembra as 20 melhores campanhas de 2016. A matéria apresenta vários cases que mostram como as marcas, ao redor do mundo, estão desenvolvendo ideias bacanas nas áreas de publicidade e propaganda, marketing de conteúdo e, principalmente, marketing de causa – uma abordagem de marketing que traz ótimo retorno no que se refere ao branding (fortalecimento de marca), mas que, na minha opinião, ainda é pouco utilizada pelas marcas, sobretudo no Brasil. No entanto, o que me chamou a atenção mesmo na matéria é o bom uso da ferramenta vídeo, uma tendência de marketing que se consolida cada vez mais. Produzir conteúdo em vídeo é uma forma muito eficiente de atrair a atenção para a sua marca e potencializar vendas.

Read More
By Stefan Ligocki / 20/12/2016

Propósito, estratégia de marketing e Alice no País das Maravilhas

Chegamos ao fim de ano, época na qual toda empresa organizada costuma discutir/elaborar o planejamento estratégico para o ano seguinte. É a hora ideal para projetar as estratégias empresariais, incluindo a estratégia de marketing. Mas para definir qualquer estratégia empresarial é fundamental questionar antes: qual é o propósito da minha empresa?

Read More
By admin / 02/12/2016

O que a Black Friday ensina aos profissionais de marketing e vendas

Foi impossível passar incólume à Black Friday, mega promoção de vendas que nas últimas semanas só não chamou a atenção de quem estava em outro planeta. Se você acessou algum tipo de dispositivo eletrônico (smartphone, tablet, computador, TV, etc) ou botou a cabeça para fora de casa nesse período, certamente foi impactado de alguma maneira por alguma oferta – ainda que não tenha comprado absolutamente nada. Mas o que essa superpromoção que surgiu nos Estados Unidos e já se tornou uma tradição também no Brasil tem a ensinar aos profissionais de marketing e vendas? Eu posso citar alguns ensinamentos a partir de observações que fiz nos últimos dias. Aí vai:

Read More
By Stefan Ligocki / 27/11/2016

O valor da experiência

Seja bem-vindo ao Estratégia de Marketing, o blog da KEEP CALM – Marketing Estratégico! Neste espaço, quero compartilhar com vocês as minhas impressões sobre marketing, comunicação, branding, negócios, vendas, reputação de marca e vários outros temas ligados à estratégia de marketing. Como profissional da área de marketing, entendo que o caminho de sucesso de qualquer marca começa por desenvolver uma estratégia de marketing eficaz que inclui seguir e colocar em prática os conceitos clássicos de marketing no seu negócio, mas também estar atento às novas tendências de mercado e aos novos comportamentos do consumidor.

Read More